Overtime Design

Ok, quero ser designer, por onde começo?!

Posted on: 5 de Março de 2010

Copiado do blog: Mock-up Design

1. Primeiramente, você sabe realmente o que é Design?!

A maioria dos estudantes chega na faculdade sem saber o que é, e os que pensam que sabem muitas vezes tem uma visão equivocada e até fantasiosa. Não é apenas desenhar, pessoal! Não é desenhar roupas pra Dior! Nem fazer super montagens no Photoshop. Muito menos desenhar Ferraris.

2.É tudo transpiração. Comece a estudar cores, tipologia, mesmo se for pro gráfico, aprenda html. Conhecimento é tudo, e é exatamente conhecimento que você venderá para seus clientes. Colocar um nomezinho escrito em Arial e uma bolinha azul com sombra qualquer um sabe. O conhecimento de criar um bom conceito para um job e transformá-lo em imagem e/ou produto isso é o que um designer faz.

3. Prepare para ficar horas na frente de um computador, trabalhar com prazos terríveis, clientes que vão querer achar mais que você. E mesmo sabendo disso, tenha um amor incrível por essa profissão. Você terá que estudar muito mais muito mesmo, e só tendo muita paixão vai dar certo.

4. Saiba se organizar. Design é projeto, e sem organização você não irá a lugar nenhum.

5. Consiga todos os programas gráficos que puder, mexa muito neles. Todos os cursos são válidos mas as melhores coisas aprendemos ali fuxicando. Garimpe na internet e faça todos os tutoriais que puder, mas não somente siga os papos, analise. Analise o que cada passo significa. Faça suas próprias modificações.

6. Esteja atento a todos os blogs de Design que conseguir, pode não parecer mas você aprende muito vendo o trabalho alheio. Se você não conseguir, pelo menos nos siga no twitter, sempre teremos ótimas dicas.

7. Faça banco de imagens, inspirações, fotografias, fontes e etc. Serão muito utéis.

8. Conheça o passado de sua profissão. Você não irá longe sem saber quem foi Otl Aicher, Paul Rand e etc. Fique atento aos processos de impressão (gráfico), aos novos materiais (produto), tendências e novos tecidos (moda).

9. Vá a museus, exposições de arte, leia livros clássicos. Isso tudo é repertório, e mesmo que você não seja nenhum entendedor ou apreciador de arte, vá! Mas esteja aberto ao que vai ver. Chegue na frente da pintura e analise o que o artista quis dizer, tem milhares de segredos dentro de uma obra de arte e isso é o que a torna uma arte.

10. Esqueça o orkut. Nele você só vê fotos de seus amigos, conversa com gente que já conhece e está exposto a horas e horas de ócio improdutivo. Use-o apenas para lazer. Gaste suas horas lendo post de design, cinema, arte, jornal, revista.

11. Se você desenha bem, e pretende que esse seja seu diferencial: desenhe muito. Não gaste mais lindos desenhos em pedaços de folhas rasgadas e rabiscadas. Faça bons desenhos, com uma boa pintura e num bom papel. Guarde-os com carinho.

12. Comece já seu portfólio. Não espere fazer aquele super projeto ou estar super craque naquele programa gráfico. E principalmente, tenha orgulho do que você faz. Coloque-o na internet, portfolio na gaveta não adianta. No portfolio online você economiza impressão e escaneando seus desenhos eles duraram para sempre. Divulgue a todos o link.

13. Entre para o Twitter, siga pessoas que realmente te acrescentaram algo. Números são apenas números. Siga agências, ilustradores, designers, blogs… Aprenda com o que eles tuitam.

14. Escreva um blog, faça um Meme ou Tumblr. Milhares e milhares de designers surgem e somem todos os dias e provavelmente terão portfólios tão bons ou melhores que o seu, a diferença aqui é sua atitude.  Aprender todos os programas Adobe ou costurar aquela super roupa, muitos podem. O que faz você diferente nessa multidão?! Sua atitude. Crie um projeto, chegue ao máximo dele.

Pegue um desenho seu e mande para uma grande empresa, quem disse que eles não o verão? Ligue para algum empresário e veja se alguma artista não poderia usar um modelito seu em alguma festa. E principalmente, se as portas baterem na sua cara: não desista! A faculdade te ensina muito, mas acorde! Só isso não te faz diferencial nenhum. Acredite em você e vá a luta! Crie e acredite em suas idéias e opiniões.

15. Crie contatos. Contatos são tudo na indústria da comunicação. Saiba criá-los e mante-los. Conheça e converse com todos seus colegas de aula, algum um dia será um ótimo contato. Vá a feiras e eventos e não se acanhe em chegar perto de alguém que você considera importante.

Atitude gente!

 

 

Designer

Designer

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Hello Raissa

Anúncios
%d bloggers like this: